brnews.net

 

 

 

Brasil

 

Rafael De Conti

 



O Brasil Colônia do 3º Milênio: o 7 de setembro de 2021



I. - O 7 de setembro

Em primeiro lugar, há de se contextualizar que estamos em um tempo convencionado, cuja contagem nos coloca no 3º milênio. Isso em razão de termos acordado em usar o calendário denominado de Gregoriano, que conta os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Assim, estamos no terceiro milênio depois do nascimento de Cristo, mas, como se comenta, a História humana escrita data por volta de uns 10 mil anos atrás.

Agora, acompanhe-me: estou observando o monumento do Ipiranga da janela de um prédio. Naquela cena que invade meus olhos, sou enviado diretamente para o dia 7 de setembro de 1822. Os prédios e a grande avenida desaparecem. Estranhamente, ouço a voz de um professor de História da minha infância dizendo: "independência ou morte...foi o que disseram que o futuro imperador do Brasil tinha dito às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo...também tendo havido quem disse que ele estava com uma puta caganeira naquele dia..."

Comecei a rir com a lembrança auditiva e, de repente, volto de 199 anos atrás para o presente de 2021, ouvindo o atual presidente do Brasil dizer algo como: "tenho três opções: prisão, morte ou vitória...nunca serei preso".

Pensava comigo mesmo: "...mais de dois séculos...mais de dois milênios...já se vão 10 mil anos...e o ser humano ainda nessa...a conclusão só pode ser que isso de guerra, de conflito, é natural...sempre tem o dominador e o dominado, a metrópole imperial e a colônia, o explorador e o explorado, o predador e a presa...ou se é uma coisa ou se é outra..."

II. - O Gato Preto

Nesse meio tempo, também observava um gato preto, na cobertura de um prédio mais baixo do que aquele em que eu olhava para o monumento do Ipiranga...um gato preto caçava pombos...devia haver uns 10 pombos, os quais andavam juntos...a tática do gato era pular sobre o aglomerado de modo a os separar...uma vez separados, o gato começava a caçar os mais lentos...observava, seguia e capturava...dos 10, conseguiu, com essa tática, matar a metade...em verdade, notava-se que os pombos estavam com tanta fome que entre tentar fugir do gato e tentar capturar os escassos milhos que ali no terraço haviam, optavam os pombos pela segunda opção...

Pensei: "...o poder se toma...separar para conquistar...aproveitar desvios de atenção para separar...o gato preto faz isso...o ser humano faz isso..."

III. - A Colônia e o Império

De fato, o Brasil, mesmo tendo declarado sua "independência" do Império de Portugal, cerca de 2 séculos atrás, ainda se encontra nessa posição, numa posição de Colônia. Basta levantarmos quais são os gigantes econômicos que dominam os mercados dos diversos setores aqui e checar os destinatários finais das riquezas produzidas em solo brasileiro. Ou basta olhar para a dificuldade de se fazer negócio, criar uma marca, registrar uma patente e etc e etc em jurisdição brasileira. O Brasil é uma potência sob rédeas de estrangeiros. Mas não é assim na comunidade internacional inteira?

Foquemos nos últimos anos:

1. - primeiro, em (2014) se inicia a operação Lava Jato para apuração de corrupção sistêmica no Brasil;

2. - em segundo, Dilma é re-eleita (2014) e logo sofre Impeachment (2016);

3. - daí, essencialmente via midias sociais (2016), o republicano Trump (2017-2021) toma o poder nos EUA;

4. - ato subsequente o juiz Moro viaja várias vezes para a terra do Tio Sam; e Lula acaba condenado por Moro na Lava Jato e é preso (2018), ficando fora da eleição presidencial, a qual é finalizada com Bolsonaro como presidente (2019-2022);

5. - passada a eleição presidencial, no final de (2019) Lula é solto;

6. - no início de (2020) a Pandemia do Coronavírus é declarada pela OMS, e no mesmo ano toma o poder nos EUA o democrata Joe Biden (2021-2024);

7. - em (2021) começa a CPI da Covid e se noticia amplamente uma crise entre os Poderes constitucionalmente constituídos (Executivo, Legislativo, Judiciário);

8. - e em (2022) haverá eleição presidencial no Brasil.

Quais impressões que ficam depois dessa sequência de fatos?

Ficamos com a impressão de que se os EUA mudar, o Brasil muda também?

Ficamos com a impressão de que Bolsonaro teve a ajuda de Trump e Moro?

Ficamos com a impressão de que Bolsonaro e Biden não combinam?

Ficamos com a impressão de que vai chegar a hora de Bolsonaro ser preso?

Ficamos com a impressão de que deveríamos votar nas eleições dos EUA?

Enquanto levantava essas perguntas para mim mesmo, observava o gato preto no terraço do outro prédio. O grupo de pombos havia sido desfeito. A metade que foi morta servia agora de brinquedo e alimento para o felino, que tomou para si o poder daquele terraço. Dividiu e conquistou.

Ora, uma das características do poder de domínio dos colonizadores sobre os colonizados é justamente manter sobre controle o poder na Colônia; e, para tanto, por certo que não pode uma Colônia ter em estado íntegro e coeso a sua soberania interna (será esse um conceito antigo?).

Já ouvi dizer por ai que é como se Bolsonaro tivesse dito a Trump: "óóóhhh...faça-me Colônia de novo...". Mas, agora, tudo indica que Biden não possui atração por Bolsonaro. Será que Bolsonaro vai ser preso? O que podemos afirmar, nesse momento, é aquilo que um advogado me ensinou certa vez. Eu tinha lhe dito que Bias, considerado um dos sete sábios da Grécia antiga, falava que bastava dar poder a um homem para ele se revelar. Ao que o advogado me esclareceu: "vá além de Bias; se você realmente quiser conhecer esse homem, tente tirar o poder dele".

Calma ai. Será que Bolsonaro vai querer bater de frente com o Tio Sam? Mas o Bolsonaro tem apoio da China e da URSS, quero dizer, da Rússia? Óh não! Ele está isolado?

Na origem do conceito de soberania, cunhado por Bodin (1530-1596), esse o comparava à quilha do navio, dizendo que se a República fosse um navio, a soberania seria a quilha que sustenta tudo - a proa, a popa e o convés. Era esse poder soberano, o poder da quilha, que unia em um só corpo a República, permitindo a sustentação do navio.

Ou seja, a partir de Bodin podemos dizer que só tem real poder soberano o Estado que é unido, coeso. De modo que, quanto mais os Poderes constituídos (Executivo, Legislativo, Judiciário) degladiam entre si, mais Colônia o Brasil é.

IV. - O Gato Preto novamente

Olhei novamente para o terraço onde desfilava o gato preto, agora já cansado devido ao banquete de pombos. Observei que ainda havia um último pombo, meio que escondido, o qual talvez tenha observado a matança de seus pares. Tentava não fazer barulho, mas seu jeito meio desajeitado, meio bonachão até, denunciou-o para o gato. Esse já estava explodindo de tanto comer, mas ao ver o último pombo, o último pombo daquele terraço, não pensou muito e partiu para o devorar.

Uma pausa aqui. Por quê o tal do gato preto queria mais pombos em sua barriga? Nem cabia mais pombos lá? Não é a toa que dizem que a comida, o alimento, é uma das formas mais antigas de droga...a diferença entre o remédio e o veneno está na dose...

Voltemos. O pombo olhou o gato. Viu uma gota de salivação cair no chão. Pêlos ouriçados. Ao que o gato partiu em disparada. Disparou como um relâmpago. Pulou, chegou a dar uma pirueta no ar, esticou-se, contraiu-se, e quando foi cravar as garras no corpo do pombo, esse bateu as asas suavemente, e driblou o pulo do gato, que caiu em queda livre até o chão. Embora o prédio não fosse tão alto, foi o suficiente para o gato não comer mais nenhum pombo, pois morto não come. E o gato preto, que tudo havia dominado naquele território, acabou por cair na armadilha feita por sua própria vontade.

V. - O Brasil no Mundo

"Ei...você acha que vai acontecer alguma coisa no 7 de setembro de 2021?" - perguntou uma voz suave ao fundo...

Ao que respondi: "não sei...mas não deve ser nada diferente do que já ocorreu nos últimos 10 mil anos da História humana...vão se degladiar pelo poder...o Estado vai se esfacelar mais, bem como a Economia do país, diminuindo a qualidade de vida da população...e, aumentando a insatisfação do povo, logo veremos a temperatura certa para mudanças políticas mais profundas...mas a melhor resposta acerca do futuro do Brasil está na análise da geopolítica mundial..."

E continuei: "observe que se usarmos os jargões populares, podemos dizer que Lula é de esquerda, a qual se relaciona mais com os democratas, e que Bolsonaro é de direita, a qual se relaciona com os republicanos...também podemos dizer que, mesmo o Império sendo governado por um democrata, os EUA se opõem a China e a Rússia..."

Ao que a voz suave questionou: "...mas criatura...você deve ir além dessa distinção rasa...afinal, a República diz respeito a res publica, ao Estado em si...a Democracia fala sobre um modo de eleger quem comanda a República...ou seja, não há contradição entre essas diferentes coisas...uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...essa distinção é feita só para criar um espaço de divergência nas manobras feitas sobre a massa, sobre o povo...você já ouviu falar de Deleuze?...se você for de direita, então comece pelo indivíduo; se você for de esquerda, então comece pelo coletivo; no final, o destino será o mesmo..."

"Concordo. Mas até que eu acho engraçada essa polarização: dá uma cara de 'maturidade democrática'...o problema é quando a polarização chega a tal ponto que trava a escolha de direção do navio...a mulher e o marido brigam tanto que não conseguem decidir nada...os Poderes, aqui no Brasil, degladiam-se tanto que acabam por não cuidar do povo, além de prostituírem o país para os estrangeiros...mas voltando ao foco: internacionalmente Bolsonaro parece estar isolado em um mundo que se divide; poderia ele até tentar fechar o Brasil para o exterior, mas isso seria desarticulado; o mundo parece estar em guerra intensa e, em guerra, a neutralidade é algo muito difícil de se conseguir verdadeiramente...além disso, tem a questão da Internet, em que o Brasil depende da Internet, e a Internet depende dos EUA...diante de tudo isso, e considerando a tecnologia das urnas eletrônicas, a Economia brasileira em queda livre, e Biden nos EUA, parece difícil Bolsonaro ganhar, no voto, as eleições de 2022..."

"Então, quais são as opçoes para esse 7 de setembro de 2021?"

"
[ _] fica tudo como dantes no quartel de Abrantes, com pizza brasileira à moda da casa;
[ _] Bolsonaro, pela força, tenta dar um golpe dissolvendo o Congresso e o STF;
[_ ] Bolsonaro vai preso por algum motivo e Mourão assume;
[ _] Bolsonaro e Mourão saem por cassação de chapa, e o Legislativo assume a Presidência.
"

"Mas qual opção você escolhe cara pálida?"

"Nenhuma. Admiro a incerteza da vida. Quem viver verá..."



30 de agosto de 2021


Por:

Rafael De Conti

Rafael De Conti, filósofo e advogado

 

 

_______________________________
_________________________________________
__________________________________________________


| M a i l i n g > inscreva seu e-mail para receber conteúdos intelectuais como esse

____________________________________________________
_________________________________________
_______________________________

 

V e j a _também:

 

  Livro   Livro   Livro