brnews.net

 

 

 

Mundo, Internacional

 

Rafael De Conti



EUA saindo do Afeganistão, investigação acerca da origem da Pandemia...: "what is next?" no cenário geopolítico internacional



Por quê o Império atual - que são os EUA, com um PIB de 20 trilhões, o que é 30% maior que o segundo colocado, que é a China, com PIB de 14 trilhões (1) - ...por quê o Império da vez resolveu sair de uma invasão de 20 anos em um pequeno país da Ásia?

Em 2021, o que se vê nos canais de televisão é um presidente de Império (Biden) dizendo que os Afegãos tem o direito de decidirem sobre o próprio destino, pois eles, os EUA, não foram lá para reconstruir um país (2).

E o que se via há 20 anos era um presidente deste Império (Bush) dizendo que a invasão ao Afeganistão era uma resposta (3) aos ataques de 11 de setembro de 2001 (4), pelos quais se lançaram aviões contra os símbolos do poder econômico (Torres Gêmeas em Nova York) e poder militar (Pentágono) do Império. À época, os EUA precisavam capturar responsáveis pelos ataques terroristas (Bin Laden/Al-Qaeda/Talibã) e impedir que aquele território fosse usado de plataforma para esse tipo de ataque.

Se não soubéssemos nada acerca dos motivos e história do Afeganistão, EUA e URSS/Rússia, quais fatos poderíamos ter como consensuais e incontrovérsos? Que um Império (EUA, PIB 21 trilhões, População 329 milhões de pessoas) invadiu e controlou/governou um pequeno país na Ásia (PIB 0,02 trilhões, População 33 milhões)? E que agora este Império foi embora desse país?

Também poderíamos ter como fato que a geografia da região é de interesse do Império. Observe: o Afeganistão faz fronteira não apenas com o Irã (antiga Pérsia) e o Paquistão, mas também com a China.

E o Império já tinha feito guerra ali na região também no Iraque, que faz fronteira com o Irã, de 2003 a 2011, também por motivos de combate ao terrorismo, e mesmo antes, na Guerra do Golfo, em 1990/1991.

Seja no Oriente Médio (Irã, Iraque), seja na Ásia (Afeganistão - 2001/2021, Coréia - 1950/1953, Vietnã - 1965/1973), o fato é que os EUA sempre estiveram militarmente ativos, fazendo guerra, no Oriente.

E quando nos voltamos para as guerras na Ásia, vimos que a segunda nação em poderio militar à época, também influiu nesses conflitos, observando que no Afeganistão a URSS esteve militarmente ativa por 10 anos - 1979-1989.

Observemos o movimento geopolítico: o Império se retira do Oriente; a China e os EUA se polarizam cada vez mais agudamente; Trump e Biden sinalizam que a investigação sobre a origem da Pandemia deve focar a China (5)...questionamentos: recolher para atacar? Recolher para se defender?

Biden espera uma resposta negativa da investigação para por fim à questão, diminuindo a tensão EUA-China?

Ou uma resposta afirmativa dessa investigação implicará no ponto de mutação no cenário mundial atual no que concerne à guerra? Veremos adiante um Ocidente x Oriente como nunca antes?

O fato é que o prazo para o relatório da investigação sobre a origem da Pandemia está para acabar em alguns dias...

O Império atual irá atacar? Ou os EUA vão ficar quietos?

Notas:
(1) https://tradingeconomics.com/
(2) https://www.youtube.com/watch?v=RmioEI6tzCk
(3) https://www.youtube.com/watch?v=EV068w7RpqI ; https://www.youtube.com/watch?v=esxCkujGvrQ ; https://www.youtube.com/watch?v=yIV9TP_GsT4
(4) https://archive.org/details/911
(5) https://www.youtube.com/watch?v=MwDCyNpe-cc


23 de agosto de 2021


Por:

Rafael De Conti

Rafael De Conti, advogado e filósofo

 

_______________________________
_________________________________________
__________________________________________________


| M a i l i n g > inscreva seu e-mail para receber conteúdos intelectuais como esse

____________________________________________________
_________________________________________
_______________________________

 

V e j a _também:

 

  Livro   Livro   Livro